Coaching

Vivenciado coaching digo que este é um procedimento que tem por objetivo gerar empoderamento e equilíbrio, onde Coach (eu) e Coachee (você) firmando um acordo com tempo determinado, dedicados a trabalhar diversas técnicas e ferramentas do conhecimento e do comportamento do “bicho ser humano” em sessões planejadas, trabalhando em estado de “flow”1, fazendo os enfrentamentos necessários diante do cenário apresentado pelo coachee, trilhamos por encontrar possibilidades para que se chegue a um resultado que satisfaça e ou promova mudanças necessárias e duradouras para que se assuma e viva uma nova postura.

Pessoas e organizações tem necessidades distintas, o processo de coaching pode assim ser aplicado individualmente ou para grupos, equipes, desde que se tenha objetivos claros e bem definidos. O procedimento é humanizado, busca acelerar respostas e resultados através da “maiêutica”2, do auto conhecimento, promovendo o desenvolvimento de competências e potencialidades adormecidas, incentivando-o a experimentar novas habilidades. O coach exerce o seu papel de acordo com a sua expertise ou notoriedade, assim não exite vários tipos ou processos de coaching, o que existe na verdade são profissionais de várias áreas, que tendo formação em coaching atuam na sua área de conhecimento.

As sessões de coaching acontecem em local apropriado para o seu desdobramento, onde são observados elementos da psicogeografia3, neste ambiente geográfico delimitado os espaços e objetos, ocorrem as reflexões e os efeitos específicos sobre as emoções e comportamentos do coachee, promovendo assim o melhor desempenho. São nas sessões (com duração entre 60 e 90 minutos), que impulsionamos o encontro e alinhamento do coachee com a questão a ser enfrentada.

Como coach digo que sou limitado, pois a busca por conhecimento é uma constante e cada coachee traz um novo desafio a ser trabalhado, o que promove a habilidade e o desempenho de um coach é a sua experiencia, é a sua capacidade de compreender o extraordinário e transcendente “bicho ser humano” diante do mundo e das suas realizações, bem como a capacidade de buscar em diversas ciências conhecimentos para junto com seu coachee encontrar o caminho mais curto, mais assertivo, que traga melhores resultados efetivamente.

1 flow é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caraterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. Proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi.

2 maiêutica método socrático que consiste na multiplicação de perguntas, induzindo o interlocutor na descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto.

3 psicogeografia seria o estudo das leis exatas e dos efeitos precisos do meio geográfico, planejado conscientemente ou não, que agem diretamente no comportamento afetivo dos indivíduos.

Vivencie Coaching, entre em contato!

Rolar para o topo