Lista

Coaching para Jovens

Escola de Verão para Jovens

Em cada ser humano dormem habilidades, capacidades e comportamentos, que na adolescência se evidenciam com toda a força através das perguntas existenciais: por que estou aqui? De onde eu venho? Para onde vou? Quem sou eu?

Na adolescência – juventude, por meio dessas habilidades, são despertados em algumas pessoas determinados âmbitos da vontade: “Algo precisa ser feito!”; em outras, desperta a simpatia, tanto para o próximo como para a situação do mundo de hoje e, ainda para outras, surge o anseio por conhecimento, pelo aprofundamento do pensar em busca da explicação de suas próprias perguntas fundamentais.

A tarefa da Escola de Verão para Jovens é promover e cuidar de todas essas facetas da busca do jovem, em sua descoberta como indivíduo. Queremos ser um local onde jovens com necessidades e impulsos variados possam encontrar-se, incentivarem-se uns aos outros, trocarem idéias e tornarem reais as suas iniciativas. A tarefa concreta da Escola de Verão para Jovens é então intermediar, fortalecer, aconselhar e reunir esses jovens.

Não se pode parar. Os neurônios querem-se ativos mesmo sem a obrigatoriedade que a escola exige durante os meses de férias.

Para alguns pais, o verão é sinônimo de inquietação com os quase três meses de férias a que os filhos têm direito. As perspectivas são de dias consecutivos passados em frente à televisão e ao computador, na praia com mergulhos no mar e banhos de sol ou numa esplanada com conversas animadas.

Há, no entanto, jovens que trocam estas atividades por momentos de formação que consegue trazer consigo uma gama de atividades e conhecimentos que tem a capacidade de formar, divertir, comer e de experimentar vivenciar outros ambientes alheios ao meio em que estão inseridos no cotidiano.Ter atividades direcionadas para o mundo em que vivem com temas e propostas vivenciais que comumente não são experimentadas no dia a dia, além de preencher o dia com qualidade e informação, entre outras. Por todo o país, existem instituições, associações ou até mesmo pessoas com ideias criativas, que recebem jovens dispostos a contribuir com as suas competências e, em troca, proporcionam experiências que compensam em termos pessoais e até mesmo emocionais.

Proposta da Escola de Verão para Jovens traremos os temas:
- Atendimento individual (life) e ou coletivo (group)
- Conhecendo o seu perfil – avaliação perfil
- Como Fazer a escolha certa
- Como utilizar melhor o tempo
- Como aliviar a pressão e o stress
- Ser e estar feliz
- Orientação vocacional (future job)

Temas transversais que poderão ser abordados de acordo com a necessidade do grupo:
- O que é intercâmbio e como ele funciona?
- Um panorama das possibilidades de estágio.
- Temas do nosso tempo (superexposição a redes sociais; o que fazer quando crescer; falando de família, etc…)
- Juventude e relações afetivas;
- Fazendo arte (oficinas de arte e cultura – fazer fazendo);

O Future Job é um teste vocacional para a identificação da propensão de uma pessoa para determinada carreira universitária. É baseado no “Work Importance Locator” (WIL), que foi desenvolvido nos EUA pelo projeto O*NET, do Ministério do Trabalho Americano, com o objetivo de identificar as carreiras a serem seguidas por estudantes após a conclusão do Ensino Médio, afim de que o Ministério consiga planejar a oferta de cursos, bem como estudar mecanismos para ajustar as demandas.