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Motivação: Fator Essencial para o Bom Desempenho do seu Negócio

A motivação é a palavra-chave para o sucesso de uma empresa, afinal, o desempenho do negócio depende do quanto os colaboradores estão dispostos a fazer pelo trabalho. Funcionários motivados são indiscutivelmente mais produtivos, pois se sentem estimulados a encontrar maneiras de solucionar problemas, superar desafios trazidos pelas mudanças, atingir metas, enfim, ampliar a performance profissional.

Entretanto manter os colaboradores motivados é uma tarefa bastante desafiadora aos gestores de uma organização. Para tanto, é fundamental criar um ambiente no qual as pessoas encontrem motivos significativos para agir. É necessário que o indivíduo reconheça nos objetivos da empresa os próprios objetivos e compreenda que o crescimento do negócio resulta no seu crescimento individual.

Mas como fazer isso? É o que os gestores se perguntam sempre. Bem, a motivação é algo individual. Cada pessoa tem suas próprias razões para querer fazer determinada tarefa. Por isso, o primeiro passo de quem lidera uma equipe é observar os liderados a fim de compreender melhor o comportamento deles no ambiente de trabalho e a visão de cada um sobre o negócio. Por meio dessa observação, é possível encontrar estratégias mais eficientes para manter os colaboradores motivados e produtivos.

Além disso, algumas ações podem ajudar os gestores a motivar os funcionários, que são elas:
-Mostrar-se disposto a ajudar sempre que for preciso;
-Criar perspectivas de progresso dentro da empresa;
-Fornecer feedback e estar aberto ao diálogo;
-Estimular o desenvolvimento pessoal, por meio de incentivos à formação profissional;
-Estabelecer uma comunicação clara e direta; determinar metas coerentes;
-Trabalhar os pontos fracos;
-Reconhecer o bom desempenho;
-Recompensar os esforços, são algumas dicas de motivação muito eficientes.

Uma das áreas nas quais a motivação dos funcionários precisa ser uma preocupação primordial dos gestores é o setor de vendas de uma empresa. Uma equipe de vendas bem motivada converte o comprometimento com o trabalho em números mais expressivos e, consequentemente, em uma maior lucratividade ao negócio. A venda direta é uma atividade que exige muito empenho. O vendedor precisa acreditar de fato nos benefícios do produto ou serviço que esta vendendo para ter uma boa argumentação e ser capaz de convencer o cliente a comprar.

Para motivar a equipe de vendas, o gestor pode criar incentivos financeiros, estabelecendo bônus e comissões mais altas; oferecer momentos de lazer patrocinados pela empresa; investir em treinamentos para aperfeiçoar técnicas e até contratar um coach para orientar os funcionários a encontrar formas mais eficazes de efetuar uma venda.

Por ser um processo que ajuda os profissionais a traçarem metas e objetivos mais claros, em busca de uma performance mais eficiente, o coaching é uma excelente ferramenta para a motivação de equipes e assegura melhores resultados à empresa.

Fonte: Sociedade Brasileira de Coaching