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Rubens Carvalho concede entrevista ao Bahia Meio-dia da TV Sudoeste

Em entrevista ao Bahia Meio Dia da TV Sudoeste no dia 16 de Outubro, Rubens Carvalho – Advanced Coach Sênior, Diretor Técnico do IOM – Informação, Organização e Método falou das áreas em ascendência no mercado de trabalho, e como o candidato a uma vaga no mercado deve se preparar para conquistar esta vaga. Como se portar numa entrevista? Como preparar um bom currículo? A questão da experiência ainda tem pesado na hora de contratar ou o mercado está mais flexível e abrindo espaço para os mais jovens? Estas e outras questões foram levantadas durante a entrevista.

Os setores que estão em expansão em, todo o país é: Petróleo, Gás, Energia, Engenharias, Turismo, Serviços e Era Digital com grande crescimento nas regiões do Rio de Janeiro, Santos (SP) e Nordeste, com ênfase:
•    Engenharia de mobilidade
•    Engenharia ambiental e sanitária
•    Medicina do Trabalho
•    Gerente de Recursos Humanos – RH do futuro
•    Controller
•    Advocacia de contratos
•    Gerencia comercial/vendas
•    Biotecnologistas
•    Técnico em Sistemas de Informação
•    Tradutor e intérprete de inglês e mandarim
•    TI – Community and social manager (redes sociais)
•    Especialista em SEO (ferramentas de busca)
•    Técnico em logística.

Na hora de selecionar os profissionais, as empresas dão preferência a quem tem:
1.    Liderança e capacidade de solução de problemas;
2.    Espírito de equipe;
3.    Iniciativa e disposição para aprender novas tarefas;
4.    Facilidade de comunicação;
5.    Vontade de crescer na empresa;
6.    Facilidade de adaptação a situações novas;
7.    Habilidades técnicas.

O que um candidato precisa ter para se sair bem em meio a tanta concorrência?
Uma dica do que é considerado como talento pelas empresas e vejam que essas características não têm a ver com experiência e/ou habilidades técnicas, mas estão diretamente ligadas ao comportamento.
•    Ser detalhista – ser rápido, atencioso com o trabalho;
•    Ter vontade – brilho nos olhos (muitas usam a expressão sangue nos olhos);
•    Demonstrar interesse – aspiração para aprender e evoluir;
•    Ser caprichoso – não fazer “de qualquer jeito”, com critério;
•    Ser pontual – Ser pontual e cumprir os prazos;
•    Usar da inspiração – Ir além de seu trabalho, ter capacidade de inspirar outras pessoas;
•    Exercitar a humildade – ter postura junto à equipe e clientes;
•    Capacidade de relacionar-se com clientes e hierarquia organizacional.

Algumas sugestões e reflexões para ajudar nessa etapa:
•    Um bom currículo é fundamental;
•    Procure causar uma boa impressão;
•    Mostre um bem estar físico;
•    Mostre um bem estar emocional;
•    Tenha uma boa saúde espiritual;
•    Tenha uma boa aparência;
•    Tenha uma comunicação clara e aberta;
•    Saiba chegar, causar boa impressão e sair;
•    Lembre-se de seu papel naquele momento.

O papel do currículo (texto publicado em Fevereiro de 2012).

O currículo desempenha um papel fundamental na apresentação pessoal, é um verdadeiro cartão de visitas, é a sua apresentação impressa na conquista de uma colocação e ou recolocação. É uma ferramenta de marketing pessoal, pois além de apresentar ele consegue transmitir de forma sucinta e criativa a imagem do profissional que você é para quem esta fazendo uma leitura, seleção ou entrevista.

Deve ser elaborado de forma objetiva, ousado e inspirador, deve ser escrito em uma linguagem clara, tem que ser bem estruturado, e dentro de uma organização seqüenciada que seja de agradável leitura tendo uma formatação adequada e compatível de maneira que consiga representar a melhor imagem – impressão que a empresa terá de você, lembre-se “a primeira impressão é a que fica”. Hoje considero que o currículo não é mais estático, deve ser desenvolvido – formatado de acordo com a vaga e/ou empresa pretendida, é necessário criar uma personalização, assim o currículo é direto e eficaz. Por isso é importante dedicar-se no desenvolvimento adequado do currículo para cada nova possibilidade.

Um alerta, no seu currículo seja verdadeiro, expresse sempre o melhor de você, as suas potencialidades, lembre-se que durante a entrevista serão solicitadas informações sobre o período e o conhecimento que você tem em determinada área, e como foi o seu desempenho, e se você criou situações/atividades em seu currículo não terá como justificar e o entrevistador (profissional capacitado) logo perceberá. O currículo deve ter informações gerais como escolaridade, experiências anteriores (se houver) localização – endereço, documentos, etc.

Atenção tenha a máxima atenção na elaboração do seu currículo, esteja preocupado e seja responsável pela elaboração (não delegue a outra pessoa falar de você), manutenção e entrega do currículo, invista um pouco mais de tempo e até recursos para que ele seja bem apresentado, fuja dos erros de português, do papel sujo e amassado, leia, releia, peça a alguém para corrigir (é muito comum pensar e escrever de forma diferente) seja congruente. Dê todas as informações necessárias e completas, assim a empresa ou entrevistador facilmente conseguirá visualizar as suas potencialidades e características, evitando perca de tempo…
Tenha o seu currículo como um documento que é capaz de expressar as experiências de trabalho em sua vida. Ele não é rígido em estruturação, mas deve atender as informações básicas que normalmente são solicitadas (modelo básico), existem informações não podem faltar de jeito algum.

Assim o currículo exerce um papel fundamental como identidade do candidato, é a sua melhor forma de apresentação, é a porta de entrada na conquista do sucesso pessoal – profissional.
Informações complementares referente ao Banco de Dados IOM:

Podemos concluir que 60% da população que busca emprego são do sexo masculino, 74% tem como estado civil solteiro, tendo cursado o ensino médio e com idade entre 18 a 32 anos, tem um número maior na faixa etária de 23 a 28 anos representando 45,23%.

Observando dados estatísticos da SEI, SINDUSCON e IBGE percebemos que setores de maior destaque na Bahia se desenvolvem em paralelo com o Sudoeste da Bahia (indústria de transformação, agropecuária (agronegócios e agroindústrias), transportes, e Serviços e Comércio acentuadamente em Vitória da Conquista.

Observamos também um crescimento no número de oferta de vagas de empresas, isso demonstra que as organizações têm buscado profissionalizar as contratações, quando não tem a área de gestão de pessoas recorrem ao nosso Banco de Talentos que tem hoje aproximadamente 4567 cadastrados e 2789 ativos.

De Janeiro a Setembro fica claro o aquecimento no mercado de trabalho (observando a linha de tendência).

Os meses de maior busca por emprego ficam caracterizados em janeiro, abril, maio e julho.

O número de empresas se mantém na média enquanto o número de vagas continua em crescimento.

Informações produzidas pelo Olho Mágico – Bando de Talentos Dados do IOM – Informação Organização e Método (Núcleo de Pesquisa).

Técnico Responsável:
Rubens de Oliveira Carvalho
Advanced Coach Sênior