Lista

O papel do Currículo

O currículo desempenha um papel fundamental na apresentação pessoal, é um verdadeiro cartão de visitas, é a sua imagem profissional impressa na conquista de uma colocação ou recolocação em vaga de emprego. É uma ferramenta de marketing pessoal, pois além de apresentar ele consegue transmitir de forma sucinta e criativa a imagem do profissional que você é para quem está fazendo uma leitura, seleção ou entrevista.

Deve ser elaborado de forma objetiva, ousada e inspiradora, deve ser escrito em uma linguagem clara, tem de ser bem estruturado e dentro de uma organização seqüenciada que seja de rápida leitura tendo uma formatação adequada e compatível de maneira que consiga representar a melhor imagem – impressão que a empresa terá de você, lembre-se de que “a primeira impressão é a que fica”. Hoje considero que o currículo não é mais estático, deve ser desenvolvido e formatado de acordo com a vaga e/ou empresa pretendida, é necessário criar uma personalização, assim o currículo deve ser direto e eficaz. Por isso é importante dedicar-se no desenvolvimento adequado do currículo para cada nova possibilidade.

Um alerta: em seu currículo seja verdadeiro, expresse sempre o melhor de você, as suas potencialidades, lembre-se que durante a entrevista serão solicitadas informações sobre o período e o conhecimento que você tem em determinada área, e como foi o seu desempenho, e se você criou situações/atividades em seu currículo não terá como justificar e o entrevistador (profissional capacitado) logo perceberá. O currículo deve ter informações gerais como dados pessoais, escolaridade, cursos complementares, experiências anteriores (se houver), etc.

Atenção: Tenha a máxima atenção na elaboração do seu currículo, esteja preocupado e responsável pela elaboração (não delegue a outra pessoa falar de você); encarregue-se pela manutenção e entrega do currículo; invista um pouco mais de tempo e até recursos para que ele seja bem apresentado; elimine os erros de português e vícios de linguagem ou gírias; cuide para que o papel não fique sujo nem amassado; leia, releia, peça a alguém para corrigir (é muito comum pensar e escrever de forma diferente) seja congruente. Dê todas as informações necessárias e completas, assim a empresa ou entrevistador facilmente conseguirá visualizar as suas potencialidades e características, evitando perda de tempo…

Tenha o seu currículo como um documento que é capaz de expressar as experiências de trabalho em sua vida. Ele não é rígido em estruturação, mas deve atender as informações básicas que normalmente são solicitadas (modelo básico), existem informações não podem faltar de jeito algum.

Assim o currículo exerce um papel fundamental como identidade do candidato, é a sua melhor forma de apresentação, é a porta de entrada na conquista do sucesso pessoal – profissional.

 

Rubens Carvalho
Master Coach Sênior
Diretor Técnico do IOM
Analista de Perfil Comportamental